A

Ação:

Comando do árbitro para os lutadores iniciarem o combate

Árbitro:

Oficial que conduz a luta. Sinaliza as suas decisões sobre os pontos, posições e passividade dos atletas para o juiz e o presidente do tapete

Aviso:

Penalidade contra um atleta que fica segurando irregularmente o adversário. Se um atleta receber três avisos é eliminado

D

Desempate:

O árbitro principal determina o desempate colocando o número do classificado na sua mão esquerda

J

Juiz:

Fica do lado oposto à mesa onde estão o presidente do tapete, o cronometrador e o placar. É encarregado de dar pontos às ações dos lutadores junto com o árbitro (que levanta as plaquetas)

Jurados:

Presidente do tapete, árbitro e juiz

P

Par terre:

Posição de recomeço da luta em caso de punição por falta ou passividade

Passividade:

Punição dada ao lutador que não é ativo ou tenta apenas travar a luta

Placas de pontuação:

São levantadas para indicar os números de pontos dados para uma ação (1, 2, 3 e 5 pontos; branca, quando não há pontos, e lisa azul ou vermelha, para indicar passividade ou falta)

Protesto:

Formal apelação de um dos atletas, reclamando de um possível erro dos jurados

R

Rolê ou Gut wrench:

Movimento em que o lutador rola o seu oponente pelas suas costas quando está dando uma ponte

S

Superioridade técnica:

Vitória declarada quando um lutador abre uma diferença de dez pontos sobre o adversário

Suplê:

Queda mais clássica da Luta Olímpica, que vale cinco pontos, quando o lutador projeta o adversário para trás e por cima de seus ombros, caindo direto com as costas no solo

T

Tapete:

Local onde se realizam as lutas

Z

Zona de passividade:

Área circular circunscrita ao tapete com 1 metro de largura, onde os lutadores são advertidos pelo árbitro