Fôlego infinito

Em Estocolmo-1912, uma das semifinais na categoria dos pesos médios entre o estoniano Martin Klein (representando a Rússia) e o finlandês Alfred Asikainen, durou mais de 11 horas, um recorde jamais igualado na história da luta greco-romana. Durante a disputa os atletas faziam uma pausa a cada 30 minutos para descansar. No final, Klein acabou como vencedor do duelo. O feito, porém, não lhe trouxe tantos benefícios. De tão cansado que estava o estoniano não pôde disputar a final contra o sueco Claes Johansson, que ficou com a medalha de ouro.

Urso intelectual

O maior nome da luta em todos os tempos é Aleksandr Karelin. O russo que venceu três Olimpíadas, nove mundiais e 12 campeonatos europeus, também tem suas particularidades. Nascido com nada mais nada menos que 6,8 quilos (o peso médio de um bebê é de 3,5 quilos), na fria Sibéria, Karelin é conhecido como o “Urso Russo” em sua terra natal. Em contraste com seu físico corpulento e cara de mau, Karelin é PhD em Educação Física, fã de ópera (em especial Mussorgsky), balé e teatro e aprecia também poesia, já tendo ele mesmo escrito alguns versos.

À prova de tudo

Ouro em Sydney-2000 contra Aleksandr Karelin, Rulon Gardner sobreviveu ao russo e a muito mais em sua vida. Quando criança foi atingido por uma flecha numa demonstração da escola. Em 2002, ele perdeu um dedo ao sofrer um acidente de trenó em Wyoming e ficar exposto 18h a um frio de -30ºC. Em 2004, sofreu um acidente de moto e em 2007 seu avião caiu no Lago Powell, entre Arizona e Utah. Depois de nadar por uma hora em uma água a 7ºC e passar a noite sem abrigo ou fogo, ele e outros dois sobreviventes foram encontrados por um pescador local.

VOCÊ SABIA?
  • A tradição brasileira na luta é pequena, mas pode-se dizer que o país levou uma medalha nas últimas Olimpíadas. Filha de pais brasileiros que emigraram para a Califórnia, a lutadora norte-americana Patricia Miranda conquistou bronze na categoria até 48 kg nos Jogos de Atenas em 2004.
  • Os atletas da luta não podem iniciar um combate suados. O suor deixa a pele escorregadia e dificulta a realização de um golpe de luta. Para que os competidores possam se agarrar com mais firmeza, eles geralmente são secos com uma toalha antes da luta, após o devido aquecimento.
  • No Pan-2007, no Rio de Janeiro, um lutador recebeu atenção especial da mídia. Marcelo Gomes, o Zulu, ficou famoso em todo o Brasil depois de participar do reality show Big Brother Brasil 4 e ser o sétimo eliminado no programa. No Pan, a eliminação veio ainda antes. Zulu perdeu na primeira luta.
  • Em Atenas-2004 a disputa do ouro na categoria até 74 kg terminou em confusão generalizada. Após a vitória do russo Buvaysa Saytiev sobre o bielo-russo Murat Gaidarov, os dois competidores se desentenderam e partiram para a briga, seguidos por técnicos e torcedores dos dois países.