AFP

Brasil: ilustre desconhecido

O hóquei na grama chegou ao Brasil em 1880, trazido por imigrantes ingleses e alemães, que difundiram o esporte entre os integrantes de suas colônias. Com a chegada do futebol em 1895, entretanto, o hóquei perdeu espaço nos gramados e, com a estatização das empresas inglesas, o esporte ficou concentrado no Rio Cricket Club, em Niterói, e no São Paulo Athletic Club.

Na década de 50, foi fundada a Federação Paulista de Hóquei. No Rio de Janeiro, o hóquei só foi renascer na década de 60, graças a alguns estrangeiros (alemães, holandeses e ingleses) sócios da Sociedade Germania.

Na década de 80, os primeiros atletas brasileiros federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior e, a partir dos anos 90, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU).

Mas somente em 1998, a primeira seleção brasileira participou de uma competição oficial de hóquei na grama, o Campeonato Sul-Americano, realizado no Chile. No mesmo ano, surgiu a Associação Brasileira de Hóquei (ABH), primeira entidade do esporte. Já em março de 2000, o Brasil disputou o Torneio Classificatório para a Copa América com uma equipe masculina e, pela primeira vez, teve também uma seleção feminina de hóquei.

Em 2003, mais um passo importante foi dado visando a consolidação da estrutura do esporte no país: a Associação Brasileira de Hóquei (ABH) deu lugar à Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), após a criação de três federações estaduais (Santa Catarina foi a terceira).

Atualmente, o Brasil é membro efetivo da Federação Pan-Americana de Hóquei (PAHF) e da Federação Internacional de Hóquei (FIH) através da CBHG. Apesar disso, apenas em 2007 a modalidade passou a contar com um campo oficial no país, construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no complexo esportivo de Deodoro.

O hóquei também ganhou a atenção da mídia em 2007, quando suas seleções permanentes, concentradas em Florianópolis, entraram em greve por discordarem dos métodos da comissão técnica. A discussão levou a uma preparação mambembe e uma pífia participação nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Somadas, as duas seleções sofreram 110 gols no evento e marcou apenas um, anotado por Picles.