Hein?

Após o ouro de 1928, a Índia precisou angariar recursos para que a delegação viajasse para Los Angeles-1932. Os dirigentes chegaram a pedir que o líder Mahatma Ghandi fizesse um chamado à população para contribuir. Ghandi respondeu: "O que é hóquei?". De qualquer forma, a equipe indiana conseguiu chegar aos EUA fazendo partidas de exibição na Europa.

Versão natalina

Na Etiópia, o Natal, que é comemorado no dia 6 de janeiro, é marcado por um jogo muito parecido com o hóquei. No "Ko-lee", os garotos buscam gravetos que são secos, descascados e lubrificados com óleo para não se quebrarem. Juntam isso a uma bola feita de madeira. Tudo para relembrar os pastores que participavam desse jogo na noite em que nasceu Jesus Cristo.

Homônimos

Balbir Singh é o nome do hóquei na grama. Cinco jogadores com esta alcunha atuaram pela Índia em toda a história. O primeiro fez parte do time que conquistou as medalhas de ouro em 1948, 1952 -quando marcou cinco gols na decisão contra a Holanda, vencida por 6 a 1- e em 1956. Os outros quatro Balbir Singhs defenderam o país, mas sem conseguir as mesmas glórias do primeiro.

VOCÊ SABIA?
  • O ator Keanu Reeves era goleiro do time de hóquei de seu colégio. Suas boas defesas lhe renderam o apelido de "The Wall" (a parede) entre os colegas. Aliás, um dos piores assassinos do cinema, Jason aterrorizava as pessoas com uma máscara de goleiro de hóquei no gelo e um facão na mão no filme de terror Sexta Feira 13.
  • A seleção feminina de hóquei na grama do Zimbábue conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Moscou-1980. Na volta ao país, o ministro dos esportes deu a elas um boi de presente.
  • Praticamente inexistente no Brasil, o hóquei na grama é uma verdadeira mania na vizinha Argentina. Tudo por causa do sucesso das "Leonas", campeãs mundiais e medalhistas olímpicas nas últimas duas edições. A capitã Luciana Aymar, inclusive, foi a porta-bandeira do país no Pan do Rio de Janeiro.
  • Em 200 a.C., os persas inventaram o hóquei na grama. O esporte foi proibido na Inglaterra na Idade Média porque atrapalhava o treinamento dos arqueiros, responsável pela defesa nacional. Sua versão moderna surgiu em 1850.