Vale tudo

O fazendeiro neozelandês Mark Todd vendeu quase todas as suas terras para poder participar da prova de CCE em Los Angeles-1984. O sacrifício teve sua recompensa: campeão em Los Angeles-1984 e bi em Seul-1988. O cavaleiro, que foi considerado o atleta do século 20 pela Federação Internacional de Equitação, ainda foi bronze em Sydney-2000 e nas equipes de Seul.

Mau caráter

O mexicano Mariles Cortez, campeão no salto em Londres-1948, foi vaiado pela torcida londrina ao receber a medalha de ouro no pódio e comemorar com gestos nazistas. Em 1964, Cortez acabou preso por ter assassinado um homem na Cidade do México. Depois, ficou livre e voltou a se meter em confusão, sendo preso em Paris, na França, acusado de tráfico de drogas.

Que morram todos

O japonês Takeich Nischi foi campeão em Los Angeles-1932, fazendo amizade com norte-americanos que derrotou na competição. Na Segunda Guerra Mundial, já coronel do exército japonês, estava em uma batalha em que os norte-americanos descobriram a presença de Nischi e pediram que ele se rendesse. Nischi se recusou e ordenou que todo o seu batalhão se suicidasse.

VOCÊ SABIA?
  • A partir das Olimpíadas de Melbourne-1956, os civis começaram a competir em CCE. Até Helsinque-1952, somente os militares podiam participar.
  • O hipismo é uma das modalidades do pentatlo moderno. Segundo uma antiga lenda, um soldado ficou encarregado de levar uma mensagem a um rei. Ele começou a viagem a cavalo, o que deu origem ao hipismo. No meio do caminho, passou por diversos apuros que teriam iniciado às outras modalidades do pentatlo moderno (natação, esgrima, corrida e tiro).
  • Em Antuérpia-1920, os belgas incluiram uma prova, onde só participavam militares. Deu certo: o campeão foi o belga Theodore Bouckaert.
  • A primeira participação do Brasil em uma prova com cavalos nas Olimpíadas aconteceu em Berlim, em 1936. No entanto, a modalidade da qual o país participou foi o pentatlo moderno, que agrega também o hipismo. Apenas doze anos mais tarde, nos Jogos de Londres, a delegação brasileira contou com atletas de adestramento.