UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Ginástica Rítmica

AP

Em Pequim, a Rússia conquistou o tricampeonato

Confira o desempenho de cada brasileiro

26/08/2008 - 12h53

Brasil decepciona, e russas se consagram líderes absolutas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O Brasil passou em branco pela competição de ginástica rítmica em Pequim. O conjunto brasileiro não teve fôlego para acompanhar o alto nível das apresentações de russas e chinesas e ficou na última colocação no quadro geral.

Sem uma colocação satisfatória no mundial para obter uma vaga nos Jogos, a equipe brasileira participou da competição como convidada por ter sido a melhor nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, no ano passado.

Odd Andersen/AP
Brasileiras terminaram com a 12ª posição por equipes nas Olimpíadas de Pequim
VEJA FOTOS DA FINAL POR EQUIPES
VEJA O PERFIL DAS BRASILEIRAS

Foram duas lindas apresentações das brasileiras. A coreografia com cinco cordas foi a mesma apresentada no Pan. Na ocasião, a nota máxima dada ao conjunto brasileiro foi 14,750, suficiente para levar dois ouros.

Desta vez, as meninas foram talvez mais bem-sucedidas na apresentação, pois sua nota chegou a 14,900 na rotina com cinco cordas. Mas não foi suficiente para fazer frente às melhores equipes do mundo.

O resultado foi bem inferior ao esperado. Na etapa de Varna (Bulgária) da Copa do Mundo, disputada em julho, as brasileiras ficaram com a quinta colocação, à frente do Azerbaijão, que em Pequim ficou com a sétima colocação na final. A equipe já tinha ficado na oitava colocação em Sydney-2000 e Atenas-2004, o que a permitiu disputar a final, desta vez saiu como a lanterna da competição.

O conjunto russo provou porque foi vencedor da medalha de ouro em Sydney-2000 e Atenas-2004. Com uma apresentação extremamente complexa e sem cometer falhas, as russas cravaram a nota total 35,550 e ficaram com mais um ouro.

Duas surpresas apareceram para arrematar a prata e o bronze no conjunto. A China, empurrada pela torcida e muito bem preparada, fez apresentações de muita criatividade e tecnicamente corretas, o que lhe rendeu a nota 35,225 e a prata no pódio. Já as bielo-russas passaram à frente da forte equipe italiana e cravou a nota 34,900 para ficar com o bronze na competição.

Na disputa individual, a Rússia novamente saiu à frente, mas poderia ter feito uma dobradinha no pódio, o que não aconteceu. Evgeniya Kanaeva chegou com a pressão do favoritismo, o que atrapalhou seu desempenho na fase eliminatória.

Já nas finais, a atleta mostrou sua superioridade com rotinas perfeitas nos quatro aparelhos apresentados: corda, arco, maças e fita. Kanaeva ficou com a nota 75,500, mais de três pontos acima da medalha de prata.

Sua compatriota Olga Kapranova chegou à final liderando o quadro geral e tinha tudo para ser a medalhista de ouro, mas um erro fatal na apresentação com maças jogou sua nota para 71,700 e a tirou da disputa.

Melhor ficou para Anna Bessonova, destaque ucraniano, campeã mundial de 2007 e pronta para a medalha. Regular em todos os aparelhos, Bessonova passou a disputar nota a nota a medalha de prata com a bielo-russa Inna Zhukova, que terminou a competição com 71,925 e venceu a briga. Bessonova, que já tinha um bronze ganho em Atenas, levou mais um para casa, com a nota 71,875.

Compartilhe: