A

Amistoso:

Partida que não vale pontos

Ala:

Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com três zagueiros

Árbitro:

É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida

Área técnica:

Área próxima ao campo na qual o treinador pode ficar em pé, orientando o time. O tamanho dela varia de acordo com o campo, tendo apenas que ficar a 1 m da linha lateral

Artilheiro:

Jogador com maior número de gols

Assistente:

Fica na lateral do campo e ajuda o árbitro nas marcações, principalmente nos lances de impedimento

Atacante:

Jogador posicionado próximos à área adversária; seu objetivo é fazer as jogadas ofensivas e os gols

B

Balão:

Chute alto, normalmente sem direção

Bandeirinha:

O mesmo que assistente

Banheira:

Posição de impedimento

Bate-pronto:

Lance em que um jogador chuta logo depois que a bola quica no campo

Beque:

O mesmo que zagueiro

Bicicleta:

Lance plástico, no qual o jogador, de costas para o local em que quer chutar, acerta a bola no ar. Sua invenção é atribuída ao brasileiro Leônidas da Silva

Bicho:

Prêmio pago aos jogadores por vitórias ou resultados expressivos

Bola ao chão:

Reinício de jogo após o árbitro ter sido obrigado a parar a partida com a bola rolando

Bomba:

Chute forte

C

Cabeça-de-bagre:

Jogador ruim

Cambista:

Pessoa que vende ingresso na porta do estádio

Cama-de-gato:

Escorar o adversário com as costas

Caneleira:

Protetor para as canelas. Feita de plástico resistente, é material obrigatório usado pelos atletas

Caneta:

Drible no qual um jogador toca a bola por entre as pernas do adversário

Carrinho:

Jogada ríspida, na qual o atleta desliza com as duas pernas no chão em busca da bola

Cartões:

Aplicados para punir jogadores que desrespeitem as regras e as normas de conduta. O amarelo é advertência, e o vermelho exclui o atleta do jogo

Cera:

Tática usada por jogadores ou equipes para retardar propositalmente a partida

Chaleira:

Toque com a parte de trás da chuteira

Chapéu:

Lance no qual o jogador encobre o adversário com a bola

Chuteira:

Calçado com travas específicas para gramado, feita de materiais como kevlar e titânio

Corner:

O mesmo que escanteio

D

Drible:

Jogada na qual um atleta passa pelo adversário

Drible da vaca:

Quando um jogador toca a bola por um lado do rival e o ultrapassa pelo outro lado

E

Elástico:

Drible que consiste em puxar a bola por um lado e sair pelo outro

Embaixadinha:

Controle de bola sem deixá-la tocar no chão

Escanteio:

Cobrança de tiro livre direto feito a partir do canto do campo, de uma semicircunferência de um metro, onde a bola deve ser colocada

F

Falta:

Infração dentro de campo; se ocorrer dentro da grande área, é pênalti

Fazendeiro:

Jogador com pouca técnica, que normalmente apela para violência

Finta:

Jogada na qual um atleta engana o adversário

Frango:

Gol resultado de falha do goleiro

Freguês:

Adversário que é freqüentemente derrotado por outro

G

Gandula:

Responsável por pegar as bolas que saem de campo

Gato:

Jogador com idade alterada

Goleiro:

Único jogador de um time que pode pegar a bola com as mãos, mas apenas dentro de uma área delimitada; seu uniforme deve ser diferente dos de seus companheiros de equipe

Gol de placa:

Gol bonito

Gol espírita:

Gol marcado em um lance sem ângulo

Gol olímpico:

Quando, após a cobrança de escanteio, a bola entra direto no gol, sem que um jogador do time que ataca toque na bola

H

Hat-trick:

Jogador que marca três gols em uma partida

I

Impedimento:

Quando o jogador de ataque está à frente do penúltimo defensor adversário no momento em que a bola é passada para ele, desde que este atleta esteja no campo de ataque

J

Juiz:

O mesmo que árbitro

L

Lançamento:

Bola tocada para o companheiro a longa distância

Lateral:

Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo em um esquema com quatro zagueiros

Lanterna:

Último colocado de um campeonato

Lençol:

O mesmo que chapéu

Letra:

Toque na bola após a mesma passar entre as pernas do jogador

Luvas:

1. Proteção de mão usada pelos goleiros; 2. Valor pago a um atleta em sua contratação ou na renovação de contrato

M

Meia:

Jogador de meio-campo que normalmente arma as jogadas de ataque do time e auxilia na marcação

P

Passe:

Bola tocada para o companheiro a curta distância

Pedalada:

Jogada plástica na qual o atleta passa o pé por cima da bola diversas vezes

Peixinho:

Tentativa de acertar a bola de cabeça mergulhando rente ao chão

Pelada:

Jogo de rua

Pênalti:

Tiro livre direto batido a 11 metros do gol, sem barreira

Peneira:

Teste para jogadores

Perna-de-pau:

Jogador ruim

Peru:

O mesmo que frango

Ponta:

Jogador de ataque, que atua nas laterais do campo

Posição de impedimento:

Posição na qual o atleta não está em condições legais de jogo

Prorrogação:

Tempo extra utilizado quando existe empate em partidas eliminatórias

Q

Quarto árbitro:

É o reserva do trio de arbitragem, ajudando a equipe com os deveres administrativos antes, durante e depois da partida

S

Sem pulo:

Lance no qual o jogador acerta a bola antes dela tocar no chão

T

Tapetão:

Tribunal que interfere nos resultados das partidas

Tiro de meta:

Reposição da bola em jogo, feita dentro da área do goleiro após sua saída pela linha de fundo

Tiro livre direto:

Cobrança de bola parada em que é permitido chutar diretamente para o gol adversário

Tiro livre indireto:

Cobrança de bola parada em que o gol só será válido se a bola for tocada por outro atleta além daquele que cobrou o tiro

Trivela:

Acertar a bola com a parte lateral do pé, provocando um efeito

V

Volante:

Meia que normalmente joga à frente dos zagueiros, atuando principalmente na marcação

Z

Zagueiro:

Jogador que atua recuado no campo, marcando as jogadas de ataque do adversário