A

A fundo:

Movimento usado para realizar um ataque.

Assalto:

Combate amistoso entre dois esgrimistas.

Ataque:

Ação ofensiva inicial executada com o braço e com um movimento progressivo.

Ataque simples:

Ação ofensiva, direta ou indireta, executada em um tempo.

Ataque composto:

Quando comporta uma ou mais ações.

B

Balestra:

Salto curto em direção ao adversário.

C

Cartão amarelo:

Advertência dada após o atleta cometer a falta.

Cartão preto:

Expulsão do atleta.

Cartão vermelho:

Advertência dada após a reincidência de uma falta.

Corpo:

Parte da arma que protege a mão do atleta.

Corpo-a-corpo:

Situação em que os esgrimistas têm contato corporal.

D

Direito de passagem:

Prioridade dada a quem começa atacando nas disputas do sabre e do florete. Se o atleta errar o ataque ou se permitir a defesa do adversário, a vantagem passa para o outro esgrimista.

E

Em guarda:

A posição básica que permite ao atleta atacar e defender.

Empunhadura anatômica:

Empunhadura especialmente moldada para facilitar o controle da arma.

Engajamento:

Situação de duas lâminas em contato. Engajar consiste em tomar contato com a lâmina adversária.

Espada:

Uma das armas usadas na esgrima. Para pontuar, pode tocar o corpo inteiro do adversário.

Estocada:

Termo antigo designando um golpe executado pela ponta da arma.

F

Finta:

Simulação de uma ação ofensiva ou contra-ofensiva.

Flecha:

Ataque rápido, ou progressão ofensiva que consiste em um desequilíbrio do corpo para frente precedido de alongamento do braço junto com uma explosão alternativa das pernas.

Florete:

Uma das armas da esgrima. Para pontuar, só pode tocar o tronco do adversário.

L

Lâmina:

Chapa fina de metal ou de outro material.

Linha:

Porções do alvo consideradas em relação à lâmina do esgrimista.

Linha de engajamento:

Parte do alvo na qual a arma está engajada.

Linhas altas:

Partes do corpo acima da mão armada, quando se está na posição de guarda.

Linhas baixas:

Partes do corpo abaixo da mão armada, quando se está na posição de guarda.

Linhas externas:

Partes do corpo correspondentes ao lado das costas da mão armada, na posição de guarda.

Linhas internas:

Partes do corpo do lado da palma da mão armada, posição de guarda.

M

Match:

(palavra de origem inglesa, significa ‘partida’) Combate entre dois esgrimistas que vale pontos.

P

Penalidade de um metro:

Após infração, atleta dá um passo para trás.

Pista:

Local delimitado onde se desenvolve o combate.

Presidente:

Árbitro, juiz ou diretor de combate.

Punho:

Parte de madeira, metal ou plástico, destinada a segurar a arma.

R

Reprise:

Golpe à frente, depois de o lutador estender a perna dianteira.

Resposta:

Golpe após um bloqueio de um ataque adversário.

S

Sabre:

Uma das armas a esgrima. Para efeito de pontuação, qualquer raspão acima da cintura, com os lados da arma, são contados.