AFP

Brasil chora revés em 2003

Não há registro preciso da primeira vez que o beisebol foi praticado no Brasil, mas a origem e o crescimento do esporte no país aconteceram por iniciativa de norte-americanos e japoneses. Funcionários de empresas como Light, Companhia Telefônica e do Consulado dos Estados Unidos praticavam o esporte como lazer em São Paulo.

No entanto, foi apenas com a chegada dos imigrantes orientais que a modalidade progrediu. Em 1908, mais de 700 japoneses desembarcaram do navio Kasato Maru para iniciar o desenvolvimento do beisebol, que em 1919 teve o primeiro time brasileiro: o Clube Esportivo Mikado, composto por trabalhadores do periódico paulistano Nippak Shimbum.

A partir da década de 1920, milhares de japoneses continuaram chegando ao Brasil e muitos foram trabalhar na agricultura. A expansão das estradas de ferro pelo estado de São Paulo, seguindo a rota do café, ajudou a difundir o esporte devido aos imigrantes que se dedicavam à cultura do "ouro verde".

Assim, nasceram as ligas da Noroeste, Paulista e Sorocabana, cujos nomes eram os mesmos das ferrovias. Em 1946, foi criada a Federação Paulista de Beisebol e Softbol, outro passo importante na história da modalidade, assim como a construção do tradicional estádio do Bom Retiro.

Os feitos da modalidade no Brasil são poucos. A seleção nunca obteve vaga para uma Olimpíada e, nos Jogos Pan-Americanos, nunca subiu ao pódio, apesar de ter atingido avanços nos últimos anos.

No Mundial de 2003, por exemplo, o Brasil alcançou o inédito sétimo lugar. Na ocasião, a seleção quase conseguiu uma façanha histórica. O Brasil por muito pouco não ganhou de Cuba nas quartas-de-final da competição, realizada em Havana. O jogo chegou à nona e ultima entrada empatado em 2 a 2. O Brasil chegou a fazer 3 a 2 e, caso Cuba não pontuasse mais, venceria o jogo. Mas os cubanos marcaram dois pontos, ganharam por 4 a 3 e seguiram rumo a mais um título.

Já nas categorias inferiores, o país comemorou o vice-campeonato mundial juvenil de 1995, quando a potência Cuba se sagrou campeã (o país centro-americano venceu os últimos nove torneios profissionais). Um ano antes, no pré-júnior, a principal vitória foi a conquista do pan-americano da modalidade.