A

Ala:

Jogador que normalmente recebe a bola do armador, atua mais pelas laterais da quadra

Ala/armador:

Jogador que cumpre as funções do ala e do armador

Ala/pivô:

Pivô com mais técnica, que sai do garrafão e participa mais das jogadas

Andar:

Violação marcada quando o jogador que está com a posse de bola dá mais que dois passos sem levá-la ao chão. Outra situação em que a violação pode ser marcada é quando a pessoa recebe a bola, permanece com ela por mais de um segundo e então, sem quicar a bola, dá dois passos

Armador:

Jogador que leva a bola ao ataque e arma as jogadas

Arremesso:

Tentativa de marcar pontos jogando a bola na cesta

Arremesso de quadra:

Qualquer arremesso, exceto os de lances livre

Assistência:

Passe dado a um companheiro que resulta em cesta

B

Bandeja:

Arremesso em que o jogador se aproxima bastante da cesta, apenas "largando" a bola, com ou sem o uso da tabela

Bola ao ar:

Bola jogada ao alto pelo árbitro para que dois jogadores adversários possam começar ou recomeçar o jogo

Bola morta:

Bola fora de jogo

Bola presa:

Lance no qual dois jogadores adversários seguram a bola ao mesmo tempo, impedindo o prosseguimento da jogada

Bola viva:

Bola em jogo

C

Carga:

Contato ilegal, com ou sem a bola, empurrando ou movendo-se sobre o tronco do adversário

Cesta:

1. Local formado por um aro de metal horizontal e circular, com uma rede em suspensão. 2. Quando um arremesso é certeiro

Cesta average:

Divisão das cestas convertidas pelas sofridas, um dos critérios de desempate na classificação

Chute:

O mesmo que arremesso

Corta luz:

Tentativa de retardar ou impedir que um adversário, sem a bola, chegue a um determinado ponto na quadra. Normalmente feito por pivôs fora do garrafão para dificultar a marcação a um companheiro

D

Descendente:

Evitar uma cesta quando a bola já estiver na parte descendente de sua trajetória

Dois toques:

Violação caracterizada por quicar a bola com ambas as mãos simultaneamente

Double-double:

Quando um jogador atinge dois dígitos em duas estatísticas

E

Enterrada:

Empurrar a bola na cesta com uma ou duas mãos

F

Falta dupla:

Quando dois adversários cometem falta um no outro ao mesmo tempo

Falta técnica:

Falta marcada por comportamento inaceitável (agressão ou xingamento, por exemplo)

G

Gancho:

Arremesso feito com uma mão, com o corpo de lado entre a mão que está arremessando e a cesta

Garrafão:

A área delimitada entre a linha de lance livre e próxima à linha de fundo, onde os jogadores podem ficar apenas três segundos durante uma jogada

J

Jump shot:

Em posição de equilíbrio, o jogador flexiona as pernas, pula e arremessa no ar

L

Lance livre:

Arremesso feito por um jogador que recebeu uma falta; se o jogador acertar o "chute", sua equipe ganha um ponto

Linha de lance livre:

A linha que marca o lugar no qual os atletas devem arremessar a bola quando sofrem faltas passíveis de lance livre, a 5,8 m da cesta

Linha dos três pontos:

Um arco na quadra feito a 6,25 m da cesta; os arremessos feitos antes dessa linha valem três pontos

M

Marcação homem a homem:

Tática de defesa na qual cada jogador marca individualmente um adversário

Marcação por zona:

Tática na qual cada jogador é designado a defender um pedaço da quadra

P

Período:

Um dos quatro tempos de dez minutos do jogo

Pivô:

Posição usualmente ocupada pelo maior atleta da equipe, que joga pelo meio do garrafão, é o centro das jogadas de ataque e o principal responsável pelos rebotes

Ponte aérea:

Jogada na qual um dos jogadores lança a bola próxima ao aro e o outro, no ar, agarra e converte a cesta

Q

Quarto:

O mesmo que período

R

Rebote:

Recuperação de bola quando um jogador erra o arremesso. Pode ser defensivo ou ofensivo, dependendo da posição na quadra em que é conseguido

Roubada:

Pegar a bola de um adversário

T

Tabela:

Placa retangular de 1,05 m de altura por 1,80 m de largura que sustenta o aro

Toco:

Interceptação de um arremesso adversário, evitando que a bola continue sua viagem rumo à cesta. Para ser válido, trajetória da bola tem de ser ascendente

Triple-double:

Quando um jogador atinge dois dígitos em três estatísticas

V

Violação dos três segundos:

Quando um atacante fica mais de três segundos dentro do garrafão

Violação dos oito segundos:

Quando o time não ultrapassa a metade da quadra em oito segundos, perdendo a posse de bola

Violação dos 24 segundos:

Quando a equipe estoura o limite de 24 segundos de posse de bola para executar o arremesso

Z

Zona morta:

Área que fica entre o garrafão e a lateral da quadra