Mão Santa

O maior cestinha da história do basquete olímpico é brasileiro. Oscar Schmidt marcou 1.093 pontos em 38 partidas disputadas nas suas cinco participações. Em Seul-1988, Oscar marcou 55 pontos em uma única partida contra a Espanha durante a fase classificatória - recorde de pontuação por jogo. Naquela edição, ele teve uma média de 42 pontos por partida. O Mão Santa tem mais minutos jogados em Olimpíadas que qualquer outro e é também o que mais participou, ao lado do porto-riquenho Teófilo Cruz e do australiano Andrew Gaze.

Polêmica histórica

Em Munique-1972, a final do torneio de basquete, entre Estados Unidos e União Soviética, terminou em confusão. Os EUA, invictos nos Jogos e com um recorde de 62 vitórias consecutivas, pensaram que já tivessem vencido por 50 a 49 quando o juiz brasileiro Renato Righetto encerrou o jogo. Os juízes de mesa, porém, acrescentaram 3 segundos à partida. Os soviéticos aproveitaram o tempo restante e Aleksandr Belov fez a cesta que deu a vitória para a URSS por 51 a 50. Os norte-americanos se recusaram a subir no pódio.

Times dos sonhos

Em Los Angeles-1984, a equipe norte-americana que conquistou o ouro tinha jovens promessas como Patrick Ewing, Chris Mullin e Michael Jordan. Em Barcelona-1992, depois que a Federação Internacional de Basquete permitiu a participação de atletas profissionais nos Jogos Olímpicos, Ewing, Mullin e Jordan estavam de volta, já consagrados como jogadores da NBA. Eles fizeram parte da seleção conhecida como o "Dream Team", que arrasou todos os adversários com uma média de 40 pontos de vantagem por jogo.

VOCÊ SABIA?
  • Quando Paula e Hortência foram convocadas pela primeira vez à seleção, houve um clima de rivalidade. Ambas utilizavam a camisa número 4 em seus respectivos clubes. A decisão, segundo elas, foi no par ou ímpar. Hortência ganhou e permaneceu com a camisa 4. Paula passou a usar a 8.
  • Os Estados Unidos têm 12 medalhas de ouro em 16 torneios olímpicos de basquete masculino. Nas três vezes em que disputaram e não ganharam, foram prata (1972) e bronze (1988 e 2004). Em Moscou-1980, os Estados Unidos boicotaram a participação nos Jogos.
  • A seleção feminina de basquete que trouxe o bronze para o Brasil no Mundial de 1971 tinha no banco de reservas Simone Bittencourt de Oliveira, então com 21 anos. Um ano mais tarde, ela gravaria o primeiro disco e iniciaria a sua fama como cantora.
  • O boicote dos países capitalistas nas Olimpíadas de Moscou-1980 favoreceu a seleção brasileira masculina de basquete. Mesmo eliminada no torneio Pré-Olímpico, acabou sendo convidada a participar dos Jogos para completar a tabela, e terminou na quinta colocação.
  • A norte-americana Teresa Edwards tem mais medalhas olímpicas do que qualquer outro jogador de basquete, masculino ou feminino. São cinco - quatro de ouro (1984, 1988, 1996 e 2000) e uma de bronze (1992). Em Sydney-2000, ela foi convocada aos 36 anos de idade.
  • Até Atenas-2004, os Estados Unidos não perdiam uma partida sequer desde Seul-1988. E foram logo três fracassos de uma vez. Na primeira fase, derrotas para Porto Rico e Lituânia. Nas semifinais, a Argentina bateu os favoritos e acabou ficando com o ouro.