UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Badminton

26/08/2008 - 12h32

Asiáticos mantêm tradição e dividem as medalhas da modalidade

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Em Pequim, os países asiáticos mantiveram a hegemonia no badminton em Jogos Olímpicos e repartiram as quinze medalhas entre Coréia do Sul, Indonésia, Malásia e China. A equipe chinesa, presente em todos os pódios, encerrou a competição com oito medalhas no total, três delas de ouro.

PARTILHA DE MEDALHAS
Simples (F)China (ouro), China (prata), Indonésia (bronze)
Duplas (F)China (ouro), Coréia do Sul (prata), China (bronze)
Simples (M)China (ouro), Malásia (prata), China (bronze)
Duplas (M)Indonésia (ouro), China (prata), Coréia do Sul (bronze)
Duplas (Misto)Coréia do Sul (ouro), Indonésia (prata), China (bronze)

O pior desempenho dos chineses foi no torneio misto, com o bronze de Yang Yu e Hanbin He. O país levou o ouro nos dois torneios individuais. Dan Lin, de 24 anos, foi campeão no masculino sem ter perdido nenhum set.

No feminino, Ning Zhang confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato olímpico, vencendo na final a sua compatriota Xingfan Xie. O técnico da equipe chinesa, Li Yongbo, provou que estava certo ao deixar fora dos Jogos de Pequim a jogadora Zhu Lin, campeã mundial da modalidade em 2007, para apostar em Ning Zhang, mesmo com seus desempenhos medianos nas últimas etapas do circuito mundial

Em uma competição com poucas zebras, a maior surpresa foi a eliminação nas quartas-de-final das chinesas Yang Wei e Zhang Jiewen, campeãs olímpicas em Atenas-2004, pela dupla japonesa Miyuki Maeda e Satoko Suetsuna.

Reuters

[legendafoto.plain.html_reserved]

Japonesas Maeda e Suetsuna bateram as favoritas chinesas nas quartas-de-final

Apesar da vitória heróica de virada sobre as favoritas, as japonesas acabaram com a quarta colocação do torneio feminino de duplas, vencido pelas chinesas Jing Du e Yang Yu.

Em Pequim, apenas Indonésia e Coréia do Sul tiraram o ouro da China em competições de badminton. Na decisão do torneio de duplas masculino, os indonésios Markis Kido e Hendra Setiawan bateram os chineses Yun Cai e Haifeng Fu por 2 sets a 1. Na final de duplas mistas, única sem a presença de atletas chineses, os sul-coreanos Hyojung Lee e Yongdae Lee superaram Liliyana e Nova Widianto, da Indonésia, por 2 a 0.

Em Atenas-2004, o badminton também era dominado pelos asiáticos, mas Dinamarca, Holanda e o Reino Unido conseguiram uma medalha cada, nenhuma delas de ouro.

Apesar da ausência de países não-asiáticos nos pódios, pelo menos um ocidental chamou a atenção no Ginásio da Universidade de Tecnologia e Ciência, local das partidas. O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, se declarou fã do esporte depois de acompanhar a partida em que o chinês Bao Chunlai venceu Kevin Cordón, da Guatemala, por 2 sets a 0.

Sem tradição no badminton, o Brasil nunca teve representantes na modalidade em competições olímpicas. O único país sul-americano que já participou das competições de badminton em Jogos Olímpicos foi o Peru, presente nas edições de Atlanta-1996 e Atenas-2004. A modalidade entrou para o programa olímpico há 16 anos, nos Jogos de Barcelona-1992.

Compartilhe: