Nudismo

Nas Olimpíadas da Antigüidade, por volta do ano 720 a.C., os atletas corriam com longas túnicas. Até que Orsippus, percebendo que perderia uma prova, despiu-se no meio do percurso e, completamente nu, venceu com facilidade o evento. A partir daí, todos os atletas passaram a competir sem roupas nas provas da modalidade.

Cala-te boca

Em Berlim-1936, Adolf Hitler usou os Jogos como uma forma de propaganda do regime nazista e pensava em fazer do atletismo a grande bandeira. Mas na frente do ditador, o norte-americano Jesse Owens ganhou quatro ouros e tornou-se o primeiro homem a vencer os 100 m, 200 m, salto em distância e o revezamento 4x100 m na mesma Olimpíada.

Recordista

O tetracampeonato olímpico no salto em distância em Atlanta-1996 levou Carl Lewis a igualar Paavo Nurmi como o maior vencedor da história do atletismo, com nove ouros cada. Já o norte-americano Michael Johnson tornou-se o primeiro homem a vencer os 200 m e os 400 m na mesma edição da Olimpíada, quando obteve os dois ouros em Atlanta-1996.

VOCÊ SABIA?
  • Entre 1900 e 1912, foram disputadas provas de salto em distância e salto em altura sem impulso. Em Paris-1900, Raymond Ewry, dos EUA, que andava de cadeira de rodas até a adolescência, ganhou os dois eventos e mais o salto triplo sem corrida, que deixaria de ser disputado em 1908.
  • Alfredo Gomes foi o primeiro negro brasileiro a disputar o atletismo em Olimpíadas, em Paris-1924. Mesmo sendo favorito nos 5.000 m, Gomes fracassou. Um ano depois, Alfredo se tornaria o primeiro vencedor da Corrida de São Silvestre.
  • A maratona foi incluída nos Jogos em homenagem ao soldado grego Feidípides. Segundo a lenda, ele teria corrido cerca de 40 km da planície de Maratona, onde gregos e persas guerreavam, até Atenas para informar os atenienses da vitória. Ele cumpriu sua missão, mas morreu em seguida.
  • Na Olimpíada de Atenas-1896, o grego Spyridon Belokas terminou a maratona na terceira colocação, mas foi desclassificado. Ele havia percorrido parte do trajeto em uma charrete e foi denunciado pelo húngaro Gyula Kellner, que ficou com a medalha de bronze.