UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 

Sedes

Divulgação

Silhueta futurista do distrito de Pudong, símbolo do maior centro financeiro e comercial da China

Xangai

Xangai, que quer dizer "acima do mar", fica à margem do Rio Huangpu, a leste da China, e é considerada a mais dinâmica do país, com mais de 13 milhões de habitantes. Município autônomo, passou por uma explosão industrial e econômica que a transformou em uma das cidades de crescimento mais rápido no planeta. Xangai receberá apenas partidas do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos.

Metrópole futurista

Na década de 30, Xangai tornou-se um dos maiores portos da Ásia, com uma grande quantidade de bancos e escritórios comerciais à beira do Rio Huangpu. Até antes da Segunda Guerra Mundial, Xangai consolidou-se como o maior centro comercial do Extremo Oriente.

Após a rendição japonesa em 1945, porém, a cidade foi ocupada por forças estrangeiras, o que justifica a silhueta do “Bund”, avenida à beira do rio, ocupada por prédios com estilo ocidental. Em 1949, os comunistas assumiram e a cidade perdeu sua grandiosidade.

Somente em 1990, a região de Pudong foi declarada Zona Econômica Especial, e deu início ao renascimento econômico de Xangai. Investimentos em ritmo frenético deram origem a modernos viadutos, hotéis e shoppings, e a cidade ganhou uma fisionomia futurística. Atualmente, Xangai voltou a fazer parte da vanguarda dos negócios e tendências da moda, além de ter vida badalada noturna.