UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 

Sedes

AFP

Escultura de gelo, reproduzindo o Palácio Imperial da cidade, é iluminado em festival

Shenyang

Shenyang é a maior cidade do nordeste da China, centro político e econômico da província de Liaoning. Devido a sua localização, é a sede olímpica que sofre maior influência das monções, o regime de ventos que marca as estações no sudeste asiático.

Isso faz com que a cidade tenha drásticas variações de temperatura, de até dez graus do dia para a noite. Devido ao inverno rigoroso, o estádio olímpico recebeu um tipo especial de grama resistente ao frio e ainda conta com um sistema de painéis solares e placas de vidro em sua cobertura para garantir que o gramado receba sol durante o ano inteiro.

Com mais de 2000 anos, é uma das cidades históricas mais importantes do país. Foi berço da Dinastia Qing, a última imperial da China, que tomou o lugar da Dinastia Ming. Foi também capital chinesa no século 17, até a queda dos Ming.

Palácio Imperial

Nesse período, o Palácio Imperial de Shenyang foi sede do governo. O local é o segundo em importância histórica na China, atrás apenas da Cidade Proibida de Pequim, e foi declarado pela Unesco patrimônio mundial da humanidade.

Atualmente, a cidade virou o maior centro industrial da região, após a implantação de um plano de desenvolvimento de cinco anos. Inicialmente, a região era conhecida pela indústria pesada, mas a campanha de revitalização do nordeste chinês desenvolveu a indústria de informática.