UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 

Sedes

AFP

Hong Kong completou, em meados de 2007, dez anos sob controle do governo chinês

Hong Kong

A região de Hong Kong, no sul da China, é uma das mais desenvolvidas do país e deve dar um tom moderno à disputa do hipismo nas Olimpíadas de 2008. Se os Jogos fossem, porém, há mais de 10 anos, os chineses teriam que pedir autorização aos britânicos para utilizar o território.

No século 21, na tentativa de destruir o comércio de ópio, os chineses compraram briga com a Grã-Bretanha, que ocupou o território e firmou um tratado de administração da área por 99 anos (desde 1898). No século 20, principalmente na segunda metade, a cidade se desenvolveu, ficou densamente povoada (atualmente a população é de cerca de 7 milhões de pessoas) e se tornou um dos pólos econômicos mais desenvolvidos do Oriente.

Foi com a atração do capitalismo que milhares de chineses procuraram refúgio do comunismo em Hong Kong. Com o fim da tensão da Guerra Fria, as rivalidades diminuíram e a soberania da região voltou para as mãos da China no dia 1º de julho de 1997.

Apesar do controle chinês, Hong Kong ainda goza de direitos conquistados na ocupação britânica, como um porto livre e um centro financeiro internacional, liberdade de imprensa e a ausência de pagamento de imposto ao governo central da China.

O calor

A escolha da área como sede do hipismo (salto, adestramento e concurso completo de equitação) dos Jogos teve motivo na boa fama da organização dos eventos em Hong Kong. O clima da região é que preocupa. Com estimativas de 30ºC e uma grande umidade no mês de agosto (quando serão realizados os Jogos), algumas delegações ameaçam desistir de enviar seus cavalos para a disputa.