UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 

Guia da China

Associated Press

Minoria de origem turca tem aulas de chinês

Álbum de fotos

O mais falado e difícil dos idiomas

Língua com mais falantes no mundo (calcula-se que há o dobro do que o inglês), o chinês é considerado um dos idiomas mais difíceis justamente por natureza tonal. Há quatro entonações dadas às vogais, o que muda o significado das palavras. Por exemplo: “ma” pode ser mãe (tom contínuo) ou cavalo (ênfase de surpresa). Conhecido no exterior como mandarim (nome dos altos funcionários no período imperial que dominaram a linguagem), o idioma standard da região de Pequim é denominado internamente como putonghua (“língua comum”). O mandarim é a língua oficial, mas o cantonês também é bem conhecido, afinal, é falado em Hong Kong, Cantão e Macau (onde o português é oficial na ex-possessão lusitana entregue à China em 1999, mas é falado por só 5% da população).

A língua chinesa é escrita com ideogramas, que são colocados lado a lado para dar outros significados. Um exemplo: o adjetivo “inquieto” é conseguido juntando os caracteres de pulga e cavalo. Quando os comunistas em 1949 subiram ao poder decidiram simplificar, estabeleceram um sistema com três mil ideogramas, para poder ensinar a massa de camponeses e operários. Também criaram uma versão com letras latinas. No chinês, não existe flexão de gênero, número ou tempo. Também não há artigos.

Torre de babel

O mandarim é falado por 850 milhões. Depois na lista vem a versão wu (90 milhões), min e cantonês (ambos falados por 70 milhões). Há, porém, no território um total de 80 línguas e 24 tipos de escritas. Existem línguas de origem bem diversas, como o tibetano (e seu alfabeto arredondado) e dialetos originários do birmanês no sul e de origem turca no oeste.

AFP

Apropriação do inglês

O governo de Pequim fez campanha contra o "chinglish", resultado da tradução dos ideogramas direto para o inglês.

Arquivo Folha

Certificado de origem

Os chineses apresentaram o chá para os portugueses, e estes adotaram a denominação (na China se pronuncia "tjá").

Divulgação

Novas palavras

O ideograma de eletricidade é usado para definir cinema (com o caractere de sombra) e computador (mais o de cérebro).

Associated Press

Traço e estilo

A caligrafia foi elevada a estatura de arte na China, e os mestres são um misto de poetas e pintores de ideogramas.

Básico e intermediário

Nos dicionários oficiais, o chinês tem mais de 56 mil caracteres, mas cerca de três mil são os mais utilizados, básicos para dominar a idioma. Por exemplo, ao fim da escola primária, um estudante sabe cerca de dois mil ideogramas. A influência da escrita criada no país chegou à Coréia, Vietnã e Japão (arquipélago onde são usados 1.900 caracteres de origem chinesa).