UOL Olimpíadas 2008 Guia da China
 
AFP

Operário come macarrão na calçada em Pequim

Álbum de fotos

Os pratos que já saíram da caixa

Com o rolinho primavera, o frango xadrez e o lombo agridoce, a comida chinesa se adaptou rápido ao fast food do Ocidente. Também não era para menos, afinal, os chineses há muito tempo comem na rua, em pé (ou de cócoras) em barracas de comida rápida. Por isso, não é de estranhar a cena nos pontos de ônibus do centro de São Paulo com chineses fazendo macarrão em panelões e vendendo por uma ninharia a tijela.

Mas esses pratos são os típicos da Costa e do Sul do país, de onde saíram a maioria dos imigrantes que foram para os países da América, Europa e Ásia. Mas a culinária da China é tão diversificada como suas regiões. Há os pratos apimentados de Sichuan. Da Mongólia vem o hot pot, caldeirão de cobre com água fervente em que se joga carnes, vegetais e espaguetes, para depois serem condimentados com molho de gergelim. Em Pequim, o prato principal é o pato assado, conhecido mundialmente.

A cozinha local tem muita bizarrice no espeto: cigarra, centopéia, libélula, bicho da seda, escorpião entre outros insetos. O ditado que define os hábitos alimentares da região de Cantão é: “Come-se tudo que tenha perna e que não seja mesa”. Mas também há uma culinária muito sofisticada, com pratos como sopa de barbatana de tubarão ou de ninho de andorinha, caríssimos nos restaurantes finos.

Chá de todas as horas

Os portugueses levaram a infusão chinesa para a Europa e adotaram a denominação (chá é uma palavra chinesa). O chá preto (lá conhecido como vermelho) não é o mais popular. Eles preferem o chá verde, que levam em garrafas e bebem o dia todo. Há infusão também de flores como jasmim e crisântemo. Casas de chá são muito populares no país.

AFP

Espetinho variado

Além dos insetos, as cobras também vão parar no espeto. Depois de fritas ou grelhadas, são vendidas por R$ 3.

AFP

Totó no prato

Na região de Cantão, 15 milhões cachorros viram bife por ano. Em Pequim são raros os restaurantes com o prato.

Reuters

Predador virou presa

Ingerida em datas especiais ou em banquetes, uma tijela de sopa de barbatana de tubarão chega a custa R$ 150.

AFP

Frango frito é sucesso

A casa de fast food de maior sucesso no país é a norte-americana KFC, com mais de 1.600 restaurantes.

Negócio e ócio

Além do mercado interno e da mão-de-obra barata, a China tem outro trunfo para fechar negócio com os estrangeiros: o baijiu. O destilado de sorgo, que chega a 60% de concentração alcoólica, é bebida obrigatória em almoços de negócio. Já a cerveja mais famosa é a Tsingtao, produzida na região que foi possessão alemã no começo do século 20.