UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tênis

Thomaz Bellucci

"Deixo Pequim frustrado, pois tinha chance de ir além", disse Belluci após a derrota para Hrbaty na estréia da competição

Data de nascimento
30/12/1987
Local de nascimento
Tietê (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
80 kg / 1,89m
Prova
Simples
Participação em Pequim
Eliminado - 1ª rodada

O sonho olímpico de Bellucci durou pouco tempo. O brasileiro enfrentou o eslovaco Dominik Hrbaty na estréia em Pequim e perdeu. Apesar de acertar bons saques e começar vencendo a partida, o brasileiro permitiu a virada do adversário por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-2.

Atual número dois do tênis brasileiro, o jovem Thomaz Belucci começou a disputar torneios que contavam pontos para a ATP em 2004. Porém, a profissionalização veio em 2006. Em pouco mais de um ano entre os profissionais, Bellucci teve uma ascensão meteórica.

O início da carreira foi complicado. Em 2004, o brasileiro operou o joelho, devido a um desgaste na cartilagem. A cirurgia que viria a sofrer também em 2006 foi pelo mesmo motivo. "Minha carreira como profissional começou mesmo em 2007", disse o jogador, em junho deste ano.

No início de 2006, o brasileiro figurava abaixo dos 800 melhores tenistas. Ao final da temporada, ele já estava entre os 600 mais bem posicionados. Em 2007, a jovem promessa brasileira continuou sua escalada no ranking mundial. Conquistou seu primeiro torneio profissional, o Future de Sorocaba. O vice-campeonato nos challengers de Bogotá (Colômbia) e Cuenca (Equador) colocaram Bellucci entre os 300 mais bem ranqueados e fizeram dele um atleta revelação.

O primeiro torneio com chancela da ATP só foi acontecer em 2008, no Brasil. Ele perdeu na estréia na Costa do Sauípe em fevereiro, mas depois ganhou moral ao bater o austríaco Werner Eschauer na estréia do ATP de Buenos Aires. Nesta época, o ranking era o 181 do mundo ainda.

A ascensão no ranking conquistada na temporada de saibro levou Thomaz Bellucci ao centro dos holofotes do cenário do tênis brasileiro. Com três títulos seguidos em challengers a partir de abril, Florianópolis (SC), Túnis (TUN) e Rabat (MAR), e mais o de Santiago no início do ano, ele confirmou, em 2008, o título de revelação de 2007.

Se há quatro anos, o profissionalismo era um sonho, em 2008, as Olimpíadas de Pequim foram a conquista da vez. "Eu nunca pensei em ter oportunidade de ir para as Olimpíadas. No início do ano, eu precisaria fazer mais 300, 400 pontos. Não pensava. Agora é uma coisa mais real", declarou Bellucci meses antes do evento.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) convoca para os Jogos os 56 primeiros colocados no ranking da ATP. Na 67ª posição, Bellucci conseguiu ir a Pequim porque a entidade limita em quatro o número de participantes por país.