UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tênis de Mesa

Mariany Nonaka

Nonaka repetiu em Pequim a atuação de Atenas-2004, quando participou pelo torneio de duplas com a amazonense Lígia Silva

Data de nascimento
22/02/1988
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
57kg / 1,62m
Prova
Simples
Participação em Pequim
Eliminada na 1ª fase

Mariany Nonaka não conseguiu avançar nas Olimpíadas e foi eliminada na primeira fase do torneio individual em Pequim. A brasileira foi batida pela lituana Ruta Paskausiene por 4 games a 0, com parciais de 11-3, 11-6, 15-13 e 11-3.

Nas Olimpíadas de Atenas, Mariany Nonaka era a caçula de toda a delegação brasileira nos Jogos com apenas 16 anos. E já em 2003, ela havia disputado os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo com a equipe brasileira.

Essas competições deram experiência para a mesa-tenista paulistana, que decidiu logo após a participação no Pan do Rio, em 2007, pegar suas coisas e ir jogar em Portugal. "A minha estadia na Europa fez toda a diferença. O meu clube em Portugal me incentivava muito, me apoiava e investia em mim. Os treinos não tinham uma carga horária forte, mas tinham bastante qualidade", diz a atleta.

Com hospedagem e treinos bancados pela Confederação Brasileira, ela se fixou em um clube da Ilha da Madeira e a volta ao Brasil só acontece para treinos com a seleção ou torneios importantes. "A liga que joguei em Portugal era bem forte. As jogadoras eram mais velhas que eu e mais experientes. Tinham várias estrangeiras, russas, chinesas. Deu pra eu evoluir bastante”.

Como muitos feitos em sua carreira, o começo no esporte veio cedo. Mariany iniciou aos nove anos de idade por influência do irmão mais velho. Os bons resultados não demoraram a levar a jogadora para a seleção olímpica permanente. Em 2001, Mariany foi campeã sul-americana individual e por equipes. No ano seguinte, venceu o Aberto dos EUA na categoria sub-16.

Ganhou também títulos latino-americanos nas categorias infantil e juvenil e foi à final do Mundial infantil. Foi aí que conseguiu se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, tanto no individual como nas duplas.

Quatro anos depois, no Rio de Janeiro, ela foi a única brasileira a não passar da primeira fase e parece ter mudado a postura desde o começo da sua estadia na Europa. O resultado veio no Pré-Olímpico da República Dominicana, quando assegurou o lugar em Pequim.

Mariany Nonaka se recuperou de contusão e revelou que a teimosia por treinar e competir ameaçou as suas pretensões de disputar as Olimpíadas. Há menos de dois meses antes dos Jogos, a atleta rompeu o ligamento do pé esquerdo, após uma torção acidental no tornozelo, em Portugal. "Quis disputar o Pro Tour da Coréia porque a dor havia diminuído, mas não foi uma boa escolha. Além de eu não ter me preparado bem para competição devido à lesão, tive problemas com essa contusão lá, e não pude jogar o ultimo jogo", explicou.