UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Saltos Ornamentais

Cassius Duran

Duran, mesmo mais experiente, não destoou do mau desempenho do Brasil nos saltos ornamentais em Pequim, terminando em 24º

Data de nascimento
31/05/1979
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
70 kg / 1,73 m
Prova
Plataforma de 10 m
Participação em Pequim
24º lugar

Cassius Duran chegou a Pequim-2008 como o mais experiente entre os saltadores do Brasil. No entanto, durante a competição, o brasileiro não passou da primeira prova eliminatória, e teve desempenho pior que o colega Hugo Parisi, o mais jovem da delegação. Duran terminou como 24º na prova, mantendo a mesma colocação de Atenas-2004, enquanto Parisi ficou em 19º.

Aos 29 anos, Duran disputou sua terceira Olimpíada em Pequim. Em 2000, estreou em Sydney e obteve sua melhor qualificação em Jogos Olímpicos: ficou em 14º lugar no trampolim de 3 metros. Nervoso, não conseguiu repetir a atuação na plataforma de 10 metros, e ficou em 28º.

Quatro anos depois, em Atenas, Duran preferiu desistir de competir em duas provas e optou por se concentrar apenas em sua especialidade, a plataforma. Após uma contusão no abdome, não foi à final e ficou em 24º lugar.

O maior feito de Duran foi em Santo Domingo-2003, quando conquistou a primeira medalha brasileira pan-americana no torneio masculino de saltos ornamentais, com a prata na plataforma de 10 m.

No Rio-2007, seu terceiro Pan, Duran protagonizou uma discussão às vésperas do início da competição, sobre as vagas a que tinha direito. Classificado em três provas, duas individuais e uma em dupla, teve o lugar no trampolim cedido a Ubirajara Barbosa, em decisão unilateral da Confederação. A medida seria uma tentativa de poupar Duran da participação em uma prova na qual ele teria poucas chances de pódio. No grito, o atleta conseguiu recuperar o direito de participar da prova.

Como previsto, no entanto, Duran obteve a última colocação da final, no trampolim de 3 metros e na prova sincronizada, ao lado de César Castro. Na plataforma, o saltador foi o sétimo colocado na prova individual e ficou na quarta posição nas duplas, com Hugo Parisi.

No Mundial de Montréal-2005, foi finalista no trampolim de 3 m sincronizado, ao lado de César Castro, com a oitava colocação. Em Melbourne, dois anos depois, chegou às semifinais do Mundial na plataforma, terminando na 16ª posição.

Apaixonado por esportes desde criança, Cassius Duran iniciou sua vida de atleta praticando judô e natação no Juventus, de São Paulo. Por influência de um amigo que treinava a modalidade, brincava de fazer saltos na piscina do clube, até o dia em que foi descoberto por um dos técnicos.

O garoto pegou gosto pelo esporte e, aos 12 anos, passou a se dedicar somente aos saltos ornamentais. Ao longo de sua carreira, Cassius defendeu clubes tradicionais como Vasco e Pinheiros.

>