UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Natação

Eduardo Knapp/FI
Nicolas decepcionou em sua primeira Olimpíada

Nicolas Oliveira

No Arizona, o brasileiro já dividiu a piscina com grandes nomes da natação, como Simon Burnett, Ryk Neethling e Albert Subirats

Data de nascimento
04/08/1987
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Tucson (EUA)
Peso e altura
94 kg / 1,97 m
Provas
4 x 100 m livre e 4 x 200 m livre
Participação em Pequim
Desclassificado no 4 x 100 m, 16º no 4 x 200 m

Nos Estados Unidos, onde treina e estuda comércio exterior, Nicolas Oliveira não é conhecido assim, mas como Nilo, um dos líderes do time de natação da Universidade do Arizona, que conquistou em 2007 o título da NCAA. Ele entrou para a equipe em 2006, quando foi o único estreante a garantir classificação para o campeonato nacional. Na campanha do título, foi terceiro colocado nas 100 jardas livre (que teve César Cielo como campeão) e ainda fez parte do time campeão no revezamento 4 x 100 jardas.

Junto com a experiência na Universidade do Arizona veio também a chance de dividir a piscina com grandes nomes da natação mundial, como o britânico Simon Burnett e o sul-africano campeão olímpico Ryk Neethling, que já deixaram o time, além do venezuelano Albert Subirats, ainda na universidade, que é recordista sul-americano dos 100 m borboleta e principal rival de um colega de Nicolas na seleção brasileira: o paraibano Kaio Márcio de Almeida.

Seu melhor resultado, por enquanto, foi no Pan do Rio, no revezamento 4 x 200 m livre, em que o Brasil desbancou os Estados Unidos e conquistou medalha de ouro. Com uma reação inesperada de Nicolas na última passagem, a equipe composta também por Thiago Pereira, Rodrigo Castro e Lucas Salatta cravou o tempo de 7min12s27.

Nicolas mostrou no Rio que poderia conquistar dois índices olímpicos, embora ainda não tivesse nadado nenhum campeonato no país ou defendido a seleção em 2008. Na Universidade do Arizona, Nilo faturou quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes.

A convocação de Nicolas veio com os tempos do Pan-Americano, nos revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 200 m livre.

Em Pequim, porém, Nicolas nadou abaixo do seu melhor. A equipe do 4 x 100 m foi desclassificada por sua causa, pois o nadador caiu na piscina antes do permitido. Já no 4 x 200 m, a equipe sem Thiago Pereira (que priorizou o 200 m peito) ficou no último lugar na soma das baterias. O próprio Nicolas ficou decepcionado com o seu desempenho.

"Foi péssimo. Gostaria de pedir desculpas para todo mundo que está em casa", disse o brasileiro, primeiro a cair na piscina na prova.