UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Tosi foi 23º colocado na competição individual

Marcelo Tosi

Montando Super Rocky, Marcelo Tosi foi o único cavaleiro brasileiro a se classificar para a competição individual do CCE

Data de nascimento
14/08/1969
Local de nascimento
Piracicaba (SP)
Residência
Bruxelas, Bélgica
Peso e altura
72 kg / 1,80 m
Prova
CCE
Participação em Pequim
23º no individual

O veterano Marcelo Tosi integrou a equipe brasileira que conquistou o décimo lugar na competição de CCE no hipismo. O resultado significa uma melhora em relação ao 11º lugar atingido em Atenas-2004. O piracicabano foi ainda o único cavaleiro a se classificar para a final individual, terminando na 23ª colocação geral.

"Estou muito contente com minha atuação. Super Rocky é um ótimo cavalo e fez um trabalho muito bom na competição", afirmou o ginete logo após terminar seu percurso. Cyro Rivaldo, técnico da equipe, também se mostrou satisfeito com a atuação do conjunto. "Este resultado é muito bom para nós porque as possibilidades de colocar um ginete na final eram muito difíceis", declarou.

O percurso da equipe em Pequim foi marcado por algumas dificuldades. Pouco antes dos Jogos, o cavalo de Fabrício Salgado, Buterfly, foi vetado no exame veterinário. Mais tarde, na prova de cross-country, a égua Totsie, de Saulo Tristão, refugou três vezes e foi eliminado da competição.

Nascido em Piracicaba, Marcelo Tosi mudou-se aos quatro anos para a pequena cidade de Jaboticabal. Foi aos cinco anos de idade, na escolinha da UNESP (Universidade Estadual Paulista), no campus da cidade do oeste paulista, que o cavaleiro começou no esporte por influência do pai, que também foi cavaleiro.

Antes de Pequim-2008, o currículo de Tosi apresentava importantes participações e conquistas pelo hipismo brasileiro. Tosi disputou o Mundial de Roma da Fei (Federação Internacional de Hipismo) e as Olimpíadas de Sydney-2000. Quatro anos depois, em Atenas-04, esteve outra vez no evento olímpico, mas dessa vez na condição de auxiliar técnico.

No entanto, a conquista que mais marcou o ginete foi os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, quando conquistou a medalha de prata por equipes ao lado de Artemus de Almeida, Luciano Miranda Drubi e Serguei Fofanoff. Na ocasião, Tosi saltou com um cavalo emprestado, o Guarany Lula-lá, que mais tarde estaria com ele novamente, ajudando o ginete a vencer a inédita conquista individual no Sul-americano de 2001.

Depois de participar de Atenas-04, Tosi mudou-se para a Europa, onde trabalhou no centro de treinamento de Nelson Pessoa, o Neco. Atualmente, o piracicabano vive na Bélgica onde se dedica ao hipismo e ao comércio de cavalos.