UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Sgnaolin foi o segundo melhor do Brasil no CCE

Jeferson Sgnaolin

Em Pequim, a organização decidiu abolir o uso de fardas na competição, fato lamentado pelo tenete-coronel Jeferson Sgnaolim

Data de nascimento
27/09/1965
Local de nascimento
Passo Fundo (RS)
Residência
Resende (RJ)
Peso e altura
76 kg / 1,86 m
Prova
CCE
Participação em Pequim
39º individual

Estreante em Jogos Olímpicos, Jeferson Sgnaolin, montando o Escudeiro do Rincão, integrou a equipe que terminou a competição em 10º lugar, ao lado de André Paro, Marcelo Tosi, Saulo Tristão e Leandro Silva. O resultado representou uma melhora em relação aos Jogos anteriores, em Atenas, quando o Brasil ficou em 11º por equipes no CCE.

O time do Brasil enfrentou vários reveses ao longo da competição. Poucos dias antes do início dos Jogos, já em Pequim, o conjunto Fabrício Salgado/Buterfly foi eliminado depois que o cavalo não passou no teste veterinário. Mais tarde, durante a prova de cross-country, Totsie, a montaria de Saulo Tristão, refugou três vezes e o conjunto também foi eliminado.

Ironia do destino, justamente na primeira vez que um militar brasileiro representa o país na categoria desde Helsinque-1952, a organização aboliu o uso de farda nas provas. O fato decepcionou um pouco o Jeferson Sgnaolin, mas não o impediu de terminar em 39º lugar no individual, segundo melhor brasileiro no CCE, prova que engloba adestramento, salto e o cross-country.

Se o nome de Jeferson Sgnaolin Moreira pode não soar familiar para o público que acompanha o hipismo somente em Jogos Pan-Americanos e Olímpicos, o mesmo não pode se dizer da fama do atleta no meio militar. Lá, o tenente-coronel construiu uma carreira esportiva notável, calcada em um belo histórico de vitórias.

Jeferson Sgnaolin é pentacampeão do Exército, tendo dominado a competição entre 2001 e 2006, quando perdeu o título somente na edição de 2003. Em competições militares internacionais integrou a equipe brasileira em quatro campeonatos mundiais de equitação: no Chile, em 2002; na Bélgica, em 2003; na Argentina, em 2005 e no Brasil, em 2006, quando foi campeão mundial individual e vice-campeão por equipe na modalidade CCE.

Apesar de praticar o hipismo desde a infância, Sgnaolin iniciou a prática do CCE em 1990. Fora das competições militares, participou das seletivas para os Jogos Eqüestres Mundiais na Holanda, em 1994, e em Roma, em 1998. Além de competir também nos Jogos Pan-Americanos em Mar Del Palta, em 1995, de Winnipeg, em 1999 e também no Rio de janeiro, em 2007. Pequim-2008 foi sua primeira experiência como atleta olímpico.

Professor de liderança militar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro, o tenete-coronel tem como ídolo o coronel Péricles Cavalcante, um ex-atleta olímpico e recordista brasileiro de títulos no CCE com 13 vitórias.