UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Fabrício, eleito melhor ginete de CCE em 2006

Fabrício Salgado

Apesar de garantir a vaga para os Jogos, cavaleiro não pôde competir porque seu cavalo Butterfly foi vetado no exame

Data de nascimento
18/11/1978
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Belo Horizonte (MG)
Peso e altura
78 kg / 1,68 m
Prova
CCE
Participação em Pequim
Eliminado no exame

Prêmios de melhor cavaleiro e uma série de bons resultados nos últimos anos colocaram o mineiro Fabrício Salgado na relação de melhores cavaleiros de CCE do país. O bronze no Pan-2007 coroou este trabalho com a vaga nas Olimpíadas. A estréia olímpica, entretanto, não poderia ser mais frustrante para Salgado: já em Pequim, seu cavalo Buterfly foi eliminado no exame veterinário anterior à competição e o conjunto não pôde competir.

Ao longo dos Jogos, o time do Brasil sofreu ainda mais um revés. Totsie, a égua de Saulo Tristão refugou três vezes na prova de cross-country e acabou eliminado da competição. O Brasil ainda conseguiu melhorar seu desempenho em relação à Atenas-2004 (11º lugar), terminando a competição por equipes na 10º posição.

Mineiro de Belo Horizonte, o cavaleiro Fabrício Salgado dá aulas de hipismo na cidade de Lagoa Santa, próximo à capital do estado. O início da carreira não foi diferente dos demais atletas da equipe eqüestre brasileira: ainda na infância, aos 10 anos, por influência da família, Salgado começa a praticar a modalidade.

No início começou praticando o salto, no que costuma-se chamar hipismo clássico. "Depois comecei a fazer hipismo rural, com CCE. Foi aí que fiquei na fazenda", conta o cavaleiro. A “fazenda” que ele se refere é a propriedade de Junia Rabello, mãe de Renata Rabello, que integrou a equipe de adestramento no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

A partir de 2000, Fabrício Salgado passa a dedicar-se seriamente ao CCE, modalidade completa, que engloba dias de competição em adestramento, salto e cross-country. Chegou a disputar o sul-americano em 2002, mas foi cinco anos depois, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que o cavaleiro viveu seu grande momento na carreira.

O conjunto formado com o Puro Sangue Inglês Buterfly conquistou ao lado Carlos Paro, Renan Guerreiro e André Paro o bronze no Pan-2007. O feito assegurou a presença brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Na prova individual do torneio continental, Fabrício Salgado terminou em 11º lugar. Em 2006, o ginete foi eleito pelo júri do Prêmio Brasil Olímpico o Melhor Atleta de CCE em 2006.