UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Handebol

AFP
Daly (d) lamenta derrota e a nona posição na China

Daly

"Fui técnica de times menores por quatro ou cinco anos. Quando parar de jogar, quero voltar a fazer isso", sobre seus planos futuros

Data de nascimento
02/07/1976
Local de nascimento
São Gonçalo (RJ)
Residência
Viena (AUT)
Peso e altura
59 kg / 1,70 m
Posição
Ponta esquerda
Participação em Pequim
9º lugar

Daly pode dizer com convicção que tem uma história de sucesso na seleção brasileira feminina de handebol. Depois dos ouros em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, a jogadora colocou em seu currículo o título da modalidade também nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Com isso, garantiu vaga para as Olimpíadas e carimbou seu passaporte pela terceira vez, rumo a Pequim. Na China, fez apenas dois gols e viu a equipe piorar seu desempenho, caindo da sétima posição em Atenas para a nona, mas tendo bons momentos, como a vitória contra a Coréia do Sul, campeã em 2004.

Natural de São Gonçalo (RJ), Daly começou a jogar handebol na sua cidade aos 15 anos. Sua primeira experiência foi com o Clube Esportivo Mauá. Sempre ligada ao esporte, Dali, além de jogadora, foi técnica de equipes da categoria infantil e cadete por cerca de cinco anos em clubes em sua cidade.

"Fui técnica de times menores por quatro ou cinco anos. Quando parar de jogar, quero voltar a fazer isso. Vou voltar a ser professora de educação física”, diz a atleta, que é graduada na profissão.

Hoje atleta em tempo integral, a ponta esquerda, que divide o tempo em quadra com Aline Pará, viveu o momento mais difícil de sua carreira em Sydney-2000, quando contundiu o joelho. Após passar por cirurgia, teve de se ausentar das competições por um ano.

O retorno com sucesso às quadras, entretanto, não tardou e Daly pôde participar da histórica campanha brasileira das Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando o Brasil conseguiu a sétima colocação. Foi a melhor participação brasileira nos Jogos.

Daly esteve na maior parte das últimas conquistas da seleção, participando de sete mundiais, desde 1995, e somando títulos como o do Torneio das Nações, disputado na Holanda.

Como a maioria das companheiras, a jogadora atua por um clube europeu. Atualmente, ela defende o Hypo Niederosterreich, da Áustria, ao lado das compatriotas Dani Piedade e Alexandra. O clube é o atual vice-campeão da Liga dos Campeões da Europa.