UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ginástica Rítmica

EFE
Luisa e conjunto ficam em último lugar na prova por equipes

Luisa Matsuo

Envolvida com a ginástica desde cedo, Luisa não se desliga do esporte nem quando está em Florianópolis, sua cidade natal

Data de nascimento
08/08/1988
Local de nascimento
Florianópolis (SC)
Residência
Vila Velha (ES)
Peso e altura
52 kg / 1,73 m
Prova
Conjunto
Participação em Pequim
12º lugar na prova por equipes

Luisa, que fez a sua estréia nas Olimpíadas, protagonizou, ao lado da seleção brasileira, um péssimo desempenho em Pequim, ficando em uma posição muito abaixo da expectativa brasileria. A Olimpíada de Pequim irá ficar para a história como a pior participação do Brasil desde os últimos dois Jogos. Com 29,125 pontos, o conjunto brasileiro não conseguiu chegar nem às finais e acabou ficando na última posição, o 12º lugar.

Luisa já é conhecida do público que acompanha a ginástica rítmica. Com 12 anos de treinamento, desde 2005 compete na seleção. Nascida em Florianópolis, ela hoje mora em Vila Velha (ES), base da equipe brasileira de ginástica rítmica, e não esconde as saudades de casa.

Depois de ser vice-campeã no Pré-Pan, realizado em 2005, e vice-campeã nos Jogos Sul-Americanos de 2006, os dois na prova de conjunto, ela integrou o time que foi vitorioso no Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro–2007 e voltou para casa com três medalhas de ouro na bagagem.

Este ano, ela já competiu com o conjunto brasileiro na Ucrânia, França, Portugal, Itália e Bulgária. Neste último país, as brasileiras ficaram em quarto lugar, à frente do Azerbaijão, seleção que teve um desempenho muito melhor que o do Brasil em Pequim, eles ficaram em sétimo lugar na final por equipes.

Nascida no dia 8 de agosto de 1988, Luisa completou 20 anos no dia da abertura dos Jogos, mas o excesso de números oito que compõem a sua data de nascimento, segundo a crença chinesa o número traz muita sorte, não ajudou a seleção em Pequim.

>