UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ciclismo

Folha Imagem
Donizete foi medalha de prata no Pan do Rio-2007

Rubens Donizete

A 25ª colocação de Rubinho no Mundial de Mountain Bike, realizado em junho, na Itália, foi o melhor desempenho de um brasileiro

Data de nascimento
14/08/1979
Local de nascimento
Monte Santo (MG)
Residência
S. J. do Rio Pardo (SP)
Peso e altura
70 kg / 1,72 m
Provas
Mountain bike
Participação em Olimpíadas
Estreante

Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, o mineiro Rubens Donizete se prepara agora para sua primeira Olimpíada, depois de ser confirmado como representante brasileiro no mountain bike, em Pequim. Vice-campeão brasileiro deste ano, Rubinho, como é conhecido no meio do ciclismo, conquistou a vaga para Pequim na somatória de pontos no ranking olímpico, ao ficar em segundo lugar na prova realizada em São Bento do Sul, Santa Catarina, em 13 de julho.

O experiente ciclista mineiro está acostumado a grandes emoções antes das conquistas de vagas importantes. Para o Pan do Rio, sua ida só foi confirmada depois da última etapa, quando participou do Campeonato Mundial de mountain bike cross-country realizado na Escócia.

Para Pequim a vaga veio com mais tranqüilidade. Rubinho tinha 130 pontos acumulados no ranking olímpico e somou mais 108 (total de 238) para garantir de vez a ida a Pequim, enquanto Pscheidt tinha 49 pontos e somou mais 120 pela vitória (total de 169). A terceira colocação ficou com Edivando de Souza Cruz, que na soma total marcou 208 pontos.

Rubinho, além de muita força e técnica, dispõe da confiança de seu treinador. Mesmo com toda a importância de Edivando Cruz, até então o único medalhista de mountain bike brasileiro na história de Jogos Pan-Americanos, com a prata de Santo Domingo, em 2003, o técnico brasileiro Eduardo Ramires bancou a ida de Donizete ao Rio de Janeiro.