UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Boxe

EFE
Paulo teve uma boa participação, indo às quartas

Paulo Carvalho

Fã de Popó, baiano disputou sua primeira Olimpíada seis anos após iniciar sua carreira no boxe e quase chegou às medalhas

Data de nascimento
26/02/1986
Local de nascimento
Salvador (BA)
Residência
Santo André (SP)
Peso e altura
48 kg / 1,61 m
Categoria
Mosca-ligeiro
Participação em Pequim
Quartas-de-final

Franzino, Paulo Carvalho ficou conhecido pelos colegas como Paulinho desde que chegou à seleção brasileira de boxe em 2006. O começo, porém, foi diferente de todo o resto.

"Cheguei para lutar contra outro cara para definir quem seria titular. Mas ele não veio e fiquei como o único na minha categoria, sendo titular", conta Carvalho, de 21 anos, um dos mais novos da equipe brasileira.

A primeira grande competição foi o Pan do Rio, mas o baiano deu azar no sorteio e caiu logo na estréia para o norte-americano José Yanes. Na briga pela vaga olímpica, um novo revés em sua primeira luta no Pré-Olímpico de Trinidad & Tobago (derrotado pelo argentino Junior Zarate) levou o pugilista a ter uma última e derradeira chance na Guatemala e Paulinho não desperdiçou.

Na estréia, ele se vingou do argentino Zarate e ganhou por 18 a 7. Animado, o brasileiro derrotou John Nelson Azama, de El Salvador, e o colombiano Oscar Negrete Padilla nas lutas seguintes para assegurar a ida inédita para as Olimpíadas.

Uma prêmio para uma carreira que começou apenas há cinco anos por admirar o conterrâneo Acelino "Popó" Freitas, ex-campeão mundial dos pesos superpenas e leves. Sem pretensões maiores, ele escolheu o esporte porque "precisava praticar alguma atividade".

Porém o sucesso veio rápido. "Aí, disputei o campeonato estreante. Depois fui mudando o ritmo e ficando um pouco melhor", recorda. Para viabilizar o sonho olímpico, ele deixou Salvador, onde treinava na academia Mão de Pedra, a mesma que formou Popó, e mora desde 2006 em Santo André, ao lado da mulher e do filho.

Em Pequim, o baiano pôde comemorar junto a Washington Silva a boa participação brasileira, que em Atenas-2004 só tivera uma vitória. Paulo alcançou as quartas-de-final e ficou a apenas uma vitória de ao menos igualar o bronze de Servílio de Oliveira, conquistado há 40 anos.

A campanha começou com vitória sobre o marroquino Redouane Bouchtouk, por 13 a 7, e outro triunfo de boa expressão, com os 21 pontos a 12 feitos contra Manyo Plange, de Gana. Seu problema foi enfrentar um cubano nas quartas-de-final.

Yampier Hernandez não tomou conhecimento do brasileiro e avançou à semifinal com vitória por 21 a 6. Apesar da despedida, o pugilista de 23 anos, que defende o São Caetano, ainda tem chance de completar mais um ciclo olímpico, rumo a Londres-2012, ou pode partir para os combates profissionais.