UOL Olimpíadas 2008 Quadro de medalhas
 

Márcio e Fábio Luiz perdem para americanos e ficam com a prata

Lello Lopes

Em Pequim

Sol, calor, arena cheia, dançarinas de biquíni e emoção até o último ponto. Todos os atrativos de um jogo de vôlei de praia apareceram nesta sexta-feira na final da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim. O resultado, entretanto, não foi o que o Brasil esperava. Márcio e Fábio Luiz perderam para os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers por 2 sets a 1, com parciais de 23-21, 17-21 e 15-4, e ficaram com a medalha de prata.

Desacreditados no começo do campeonato, pela temporada ruim que vinham fazendo, Márcio e Fábio Luiz levaram a terceira medalha de prata brasileira na Olimpíada de Pequim. O país ainda tem uma medalha de ouro e outras seis de bronze.

O pódio do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim tem duas bandeiras brasileiras, uma vez que Ricardo e Emanuel, campeões em Atenas-2004, conquistaram a medalha de bronze ao vencerem Jorge e Renatão, brasileiros que atuam pela Geórgia.

Campanha para a prata

Primeira fase
Vitória por 2 a 0
Primeira fase
Derrota por 2 a 1
Primeira fase
Vitória por 2 a 1
Oitavas-de-final
Vitória por 2 a 0
Quartas-de-final
Vitória por 2 a 0
"Não tenho muitas palavras para dizer. Às vezes, não acertamos. Não é fácil. Em um momento como esse, ficamos com o gostinho de quero mais" - Márcio

"Fiquei feliz por ter ficado com a medalha de prata, mas queria o ouro. Ninguém queria o ouro mais do que eu. Mas a vida é isso aí" - Fábio Luiz

Antes da decisão, as duplas de Estados Unidos e Brasil trocaram farpas. Os norte-americanos afirmaram que gostaram de escapar de Ricardo e Emanuel. Os brasileiros retrucaram, dizendo que iriam dar a resposta em quadra. Apesar disso, o jogo não foi tenso. Os jogadores não trocaram provocações ou ofensas.

Na final, a dupla brasileira começou de maneira arrasadora. Com um excelente desempenho de Fábio Luiz no bloqueio e dois erros dos norte-americanos, a parceira verde-amarela abriu 6 a 1 de vantagem.

Mas os brasileiros não souberam administrar o placar. Apoiados pela torcida, os norte-americanos reagiram. O empate (10-10) aconteceu em um bloqueio de Dalhausser sobre Fábio Luiz.

As equipes passaram a virar as bolas até Fábio Luiz errar um ataque e dar a vitória aos norte-americanos por 23 a 21 no primeiro set.

O equilíbrio se manteve na segunda parcial. O Brasil conseguiu uma pequena vantagem (5-3) após ataque de Márcio. Mas com dois erros de Fábio Luiz, os norte-americanos viraram o placar para 9-8.

Os brasileiros ficaram nervosos e passaram a cometer erros. O time dos Estados Unidos, jogando de maneira mais sólida, aproveitou o momento ruim do Brasil para fazer 13-10. Dois aces de Márcio, entretanto, colocaram os brasileiros de volta no jogo.

Foi então que apareceu o jogo de Fábio Luiz. Com dois bloqueios seguidos ele ajudou a equipe a fazer 18-15. Um erro de saque do carequinha Dalhausser fechou o set em 21 a 17 e levou a decisão para o tie-break.

No set de desempate, Dalhausser se redimiu, marcando 3 a 0 para os Estados Unidos. Os brasileiros se desesperaram. Com três erros seguidos, viram os adversários abrirem 6-1 no placar.

Márcio e Fábio Luiz pediram tempo, tentando acertar uma reação. Mas três bloqueios seguidos de Dalhausser deixaram a partida com incríveis 9-1 para os norte-americanos. A diferença foi crucial para a definição do campeão. Um bloqueio de Dalhausser fechou a partida em 15 a 4.

Publicado no dia 22 de agosto de 2008

Compartilhe: